Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009

Os americanos são estúpidos?

 

 

Um povo que não sabe nomear um país começado por "U" (quando vivem nos United States of America), que pensa que o Fidel Castro é um cantor e que acha que um triângulo tem 4 lados (há uma que diz que tem um) e que nem sequer sabem que o KFC (Kentucky Fried Chicken) é originário do Kentucky...hmm, talvez uma grande parte seja mesmo.

Escrito por: João Cacelas às 14:22
Ligação directa | Comentar | favorito
|
12 comentários:
De guiga a 18 de Fevereiro de 2009 às 15:00
Fiquei em estado de choque...
Estou em estado de choque...
Continuarei em estado de choque...
Valha-me....
*.*


De João Cacelas a 18 de Fevereiro de 2009 às 15:01
Ah pois é...


De Joanina a 18 de Fevereiro de 2009 às 17:21
Meu caro João, este e um post um bocado radical e redutor, nao achas?!!! Eu recuso-me a acreditar que sejas assim tão fundamentalista. (e que o fundamentalismo e sinal de pouca inteligencia, e eu considero-te uma pessoa inteligente)
Não venho aqui para sair em defesa dos americanos, pois cada um pensa deles o que quiser, e isso a mim pouca diferença me faz. Mas só para tua informação, e dos demais, eu sou casada com um americano que sabe nomear um, ate vários , países com U, sabe quem e Fidel de Castro, e sabe que quantos lados tem um triangulo!! Sabe isso e muito, muito mais do que isso!!! E conheço e convivo todos os dias com americanos que não se encaixam de todo no perfil que esse vídeo traça.
Os E.U.A e m pais tão grande mas tão grande que a distancia não e possível categorizares todas as pessoas que cá vivem. Tu dai só vês a imagem que passa, e que alguns tem interesse em que passe, para fora!
Generalizar, meu caro, em qualquer circunstancia e sempre no mínimo perigoso, e injusto... E estupidez, infelizmente Joao , essa existe por toda a parte!
Bj da Jo


De João Cacelas a 18 de Fevereiro de 2009 às 17:34
Claro que sim, que nem todos são assim.
O teu marido é uma das excepções que confirmam a regra, creio eu. O problema da América é que só olha para o seu umbigo e por essa mesma razão são como são. Basta perguntares a um jovem estudante americano se ele sabe localizar algum país da União Europeia (ou se ele sabe o que isso é) que logo vais ver qual será a resposta. Mas isso com certeza que sabes melhor que eu, pois vives aí.
Os americanos acomodaram-se à sombra da bananeira por serem a potência que são e tornaram-se em pessoas ignorantes e que pura e simplesmente ignoram o que se passa à sua volta.
Ainda esta semana vi um dvd do Michael Moore, acerca do 11 de Setembro e do terror que se tem vivido na América e praticamente todas as pessoas que ele entrevistou eram muito, mas muito ignorantes.
Nota: Estive receoso de colocar este vídeo, pois já sabia que irias e com todo o direito, ficar indignada. Mas é como te disse, é o que eu penso da maioria geral dos americanos, claro que há excepções: o teu marido, como dizes e mais alguns...mas tenho a certeza que se fizessem uma coisa destas a todos os cidadãos americanos os resultados não seriam muito abonatórios para eles...
Beijinho


De Joanina a 18 de Fevereiro de 2009 às 18:51
Não o meu marido não e uma das excepções que confirma a regra! Num universo tão grande como este e quase impossível falar em excepções que confirmam a regra, ou generalizar, como eu já te disse!
Não sei se já vieste cá, e se não vieste e ainda mais difícil entenderes o que te quero dizer. E vir cá não significa, vir a New York, ou L.A ., ou Boston, ou San Francisco! Vir cá significa andar como eu andei durante quase 3 anos de canto para canto com a casa as costas! Ai sim ias perceber o que te estou a tentar explicar... A imensidão geográfica e a diversidade cultural deste pais! Por exemplo, achas que podes meter todos os Europeus no mesmo saco? Achas que podes dizer que um Português e igual a um Alemão ? Não ! Pois aqui passa-se exactamente a mesma coisa.
Quanto aos filmes de Michael Moore , que ate aprecio, bom... Se ele vai fazer um filme para provar o ponto de que os americanos são mal informados... Pois e claro que não vai entrevistar uma certa classe de pessoas que ate o são ... Ou então vai entrevistar menos pessoas dessa classe... (Ou vai selecionar e editar as entrevistas que provam o ponto dele.) E eu ate acho bem que se denuncie e mostre estas coisas!!! Só que a América não se resume só a isso... E pensar que se resume, e também uma forma de ser ignorante e obtuso!... Acredita!! Eu também pensava como tu, e aos poucos vou tendo que mudar a minha opinião . Porque quando a factos, bem, não há argumentos. E eu vivo aqui... No real deal , e não nos filmes e nos documentários!
Tambem em Portugal ja se fizeram documentarios sobre a pobreza cultural que existe (ainda) no nosso pais. No entanto eu ficaria ofendida se me dissesem que o meu pais e um pais de estupidos e ignorantes!!! Porque nao o e!! Porque eu nao o sou, tu nao o es, e nos nao somos de forma alguma as excepcoes que confirmam a regra!!
João, acredita-me isso e muito mais complexo do que tu pensas, e dava assunto para discutirmos durante dias. Ficas na tua, e eu na minha... E fica tudo bem!
Bj da Jo
P.S. E eu nao fiquei indignada com o video... Nao gostei foi da forma como deste a conhecer a tua opiniao.


De João Cacelas a 18 de Fevereiro de 2009 às 19:23
Para que entendas melhor o que quero dizer, aqui fica um link sobre um post que fala sobre um estudo comparativo feito em 2006, que comparou os QI de vários países mundiais e que contém partes de um artigo escrito no New York Times. Aqui fica o link: http://www.abytheliberal.com/internationalism/are-americans-stupid-statistics-and-research-data
É evidente que a América não é só NY, S. Francisco, L.A, Califórnia, Miami, etc,etc. Estou consciente disso...é natural que haja várias diferenças culturais entre os americanos. O próprio nome (Estados Unidos da América) sugere isso mesmo: um conjunto de estados, com leis próprias, com culturas próprias...um pouco como acontece com a União Europeia.
Talvez tenha exagerado na minha expressão, mas não deixo de pensar que há muita gente ignorante na América, mas mesmo muita. Em Portugal, também há, mas já houve muito mais. Aos poucos as pessoas vão se interessando mais por cultura e por querer e saber mais.


De Peixe Frito a 19 de Fevereiro de 2009 às 13:53
loooooool Penso que a maioria dos americanos vivem tanto a sua realidade, absorvidos pelo seu país, que por vezes se devem esquecer que existem outras culturas além da deles. :P
Beijinhos.


De João Cacelas a 19 de Fevereiro de 2009 às 14:51
Sim, penso que seja por aí. Eu descobri este vídeo porque andava a ver uns vídeos sobre um concurso de tv chamado "Duel" e fiquei pasmado com a ignorância de grande parte dos concorrentes. E isto num concurso de cultura geral...e depois fiz mais umas pesquisas e só para teres uma ideia: no noticiário da CNN, um dos apresentadores disse que o Iraque fazia fronteira com a Republica Checa.


De Peixe Frito a 19 de Fevereiro de 2009 às 15:03
E era num noticiário, fora se fosse noutro lado! LOOOOOOOOOOOL Bem vistas as coisas, é já ali ao lado XD De facto, há alguns que deixam um pouco a desejar... rsrs


De João Cacelas a 19 de Fevereiro de 2009 às 15:35
Se deixam...


De António Madeira a 21 de Fevereiro de 2009 às 18:50
Saudações a todos.
É claro que seja o que for que se apresente para rotular um povo (ou outra coisa qualquer) nunca é, e ainda bem, geral. Mas existe um denominador comum, que muitas vezes se podem associar a determinado grupo. Por exemplo, penso que não estarei a chocar ninguém se disser que o português é preguiçoso. É claro que não são todos os portugueses, mas se olharmos para o geral, concluiremos que assim é.
Quanto aos estado-unidenses, tenho a dizer o seguinte: um povo, uma nação, que elege um presidente como o sr. George W. Bush por DUAS vezes, não o posso considerar um povo inteligente e informado. Um povo que se diz potência mundial e que bane o ensino da teoria da evolução das suas escolas e que coloca a ciência em tribunal, por questões religiosas, não o tenho como cultura evoluída.
Como o João disse e muito bem, os Estados Unidos são um mosaico de culturas, de estados, um pouco à imagem da Europa, e que é inevitável que o país profundo seja muito diferente das grandes metrópoles, acabando por tornar a generalização pouco precisa e justa.
Mas existe ainda uma outra questão que não foi abordada e que julgo ser de suma importância: os jovens de hoje. Nunca houve tanta informação disponível e, comparativamente, nunca a nossa juventude foi tão ignorante e alheada da realidade. É assunto que dava pano para mangas, mas os meios de comunicação e sistema de ensino, são os principais culpados para esta ausência de conhecimento.
E como bem sabemos, quer uma coisa, quer outra, estão em declínio acentuado do outro lado do Atlântico...


De João Cacelas a 22 de Fevereiro de 2009 às 11:26
Viva António, sabe que ainda há uns dias me questionava sobre isso mesmo? Sobre o facto da juventude (na qual eu me incluo, visto ter 21 anos) ter tanta informação à mão e desperdiçá-la de uma forma chocante. Internet, bibliotecas com recursos riquíssimos e extremamente vastos, programas e séries documentais sobre o planeta, animais, História,etc.
Apesar de ser jovem, considero-me uma pessoa relativamente bem informada (mas faço por isso), no entanto, magoa-me ver pessoas da minha idade (a vasta maioria) não saberem nada de nada, não se interessarem por nada.
E isso passa-se tanto em Portugal como na América, mas na América, como disse o António, está em declínio acentuado. Penso que não será descabido de todo falar no (princípio do) fim do "império" norte-americano. Acho que nem com "Obamas" a coisa vai ao sítio.
Nota: E sim, os portugueses são preguiçosos.


Acha este texto mais ou menos aceitável? Então comente!

.Os oradores:

.Translator (para coisinhos de outros países e planetas)

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Caso queira pesquisar sobre coisas, assuntos ou temas:

 

.Intervenções mais velhotas, assim a cheirar a mofo:

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Intervenções recentes:

. O próximo talent show de ...

. Postgrama (post+telegrama...

. À conversa com Jesus (o J...

. Há precisamente um ano es...

. Passos Coelho é o novo pr...

. Dia mundial da Poesia com...

. As birras dos meninos na ...

. Antevisão do Marselha-Ben...

. As homenagens póstumas em...

. Mais uma bomba de Sócrate...

. Um "problema" chamado Már...

. A Playboy portuga e outra...

. Os sabores das batatas fr...

. Os verdadeiros motivos po...

. Viva

.tags

. todas as tags

.Cuscas e cuscos (ladies first)

Counters
Counters
Creative Commons License
O Hemiciclo by João Cacelas is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

.O meu e-mail, ou melhor emel. Caso queiram deixar alguma sugestão ou crítica, enviem para aqui:

joao_cacelas@hotmail.com

.subscrever feeds