Quarta-feira, 25 de Março de 2009

A menstruação, essa maluca

Sim, a menstruação. Sim, é um post sobre a temática da menstruação, mais propriamente da relação da menstruação com a publicidade.

Porque carga de água é que em TODOS os anúncios publicitários alusivos a pensos higiénicos, a menstruação é recebida pelas mulheres como se fosse a melhor e mais maravilhosa coisa do Mundo?

Havia um anúncio há uns tempos, da EVAX, em que tínhamos um penso gigante, onde estava a menstruação representada por uma série de meninas de vermelho a dançar como se fossem a equipa olímpica de natação sincronizada dos EUA (a de ginástica rítmica russa também serve) e que mais tarde se juntam com outras vestidas de branco que representam o penso higiénico e ali ficam, em amena cavaqueira e numa festa bem bonita, cheia de coreografias ao melhor estilo do musical "Mamma Mia!"

É sempre tudo em grande festa e com muita cor e o catano. Uma coisa do tipo: "Amigas, veio-me a menstruação!! Vamos fazer uma festa!! Heeee!! Tenho ali os confetti e o champanhe para bebermos!!"

Nota: Tenho reparado que o Hemiciclo é exclusivamente comentado por mulheres (excepto o Treze e o Marco. Poucos mas bons) , o que para um blogue que não é de mulheres até é bem interessante. Agora, das duas uma: ou só as mulheres é que lêem o Hemiciclo ou os homens até lêem isto mas além de terem preguiça de comentar ainda pensam: "este gajo é estúpido que nem um calhau", o que até tem a sua razão de ser.

Nota 2: A todas as mulheres deixo aqui o meu obrigado e digo-vos assim: Vocês são grandes, senhoras! Muito grandes. As leitoras do Hemiciclo então são ainda maiores, claro está.

Escrito por: João Cacelas às 22:16
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34 comentários:
De Tudo SobreTudo a 25 de Março de 2009 às 23:10
Olá!!! Bem... fiquei orgulhosa (mais uma vez) por ser mulher! E sem duvida fizeste um comentário lógico - a menstruação não é algo que as mulheres gostem, mas não nos podemos esquecer para muitos, o Marketing singe-se a "embelezar" o menos belo e em diminizar os aspectos negativos!
Como mulher, prometo ir continuando a passar por cá!
TST


De João Cacelas a 25 de Março de 2009 às 23:35
Eu sei disso. Estou na área da Comunicação Visual e tenho que saber dessas coisas todas e das regras que temos que usar e o catano.
Isto era mais uma pergunta retórica que a procura de uma resposta porque acredito que no caso da menstruação, dos anúncios a pensos higiénicos não é boa ideia fazer anúncios cheios de vida e de cor só porque esta é uma coisa má (a menstruação) e incómoda.
Pelo menos, a mim, se me vierem pedir um cartaz ou um anúncio de pensos higiénicos optaria mais por enfatizar o conforto e o bem-estar que o produto proporciona do que fazer simples "farras" e festas cheias de cor, onde tudo é giro e cheio de vida e felicidade e muito "pink".



De Treze a 26 de Março de 2009 às 02:19
Eh pá! Assustaste-me por milésimos de segundo até que vi a parte da excepção... Obrigado.

Em relação ideia do post, não vou comentar :)

Só um aparte, também gosto muito daquele anúncio (acho que já não passa) da Coca-Cola em que as mães servem orgulhosamente a bebida aos filhos às refeições...


De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 08:50
Aquele das "fazedoras de sonhos" ou lá o que é? Mas esse até está bem pensado.
É para desmistificar aquela ideia pré-concebida de que a Coca-Cola é uma coisa ainda pior que a radioactividade de Chernobil . E quem melhor para o fazer do que as mães de família que apenas compram aquilo que acham que não fará mal à sua família pois só querem o bem dela.
O conceito está lá (a Coca-Cola não é tão nociva quanto se pensava) e é bom e isso é o mais importante.
Agora, em relação a anúncios a pensos, o conceito deveria ser sobre o seu conforto, higiene, etc. Só me lembro de um anúncio ou de uma marca que realmente mencionasse isso nos seus anúncios, acho que era a Ausonia .


De LuciaII a 26 de Março de 2009 às 10:52
Fantastico este post!! olha k era coisa k via na TV e pensava "k gente mais parva com anuncios mais estupidos" é k eles ate podem tentar dar um ar menos problematico da menstruação sem fazerem anuncios tao ridiculos...mas como sou uma mulher k sofre horrores com as "jogadas do benfica em casa" ate preferia k não me lembrassem k existe a menstruação para me fazer sentir k as mulheres vieram ao mundo para sofrer...Parabéns pelo teu blog e continuarei a vir espreitar todos os dias!


De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 14:00
Tal como disse anteriormente, nesse género de anúncios deviam dar prioridade a coisas como o conforto, higiene,etc,etc e não aquelas coisas parvas que fazem mas enfim...
Obrigado e volta sempre! :)


De ツ Maria (SorrisoIncógnito) a 26 de Março de 2009 às 10:58
Fachada, fachada!

É claro que a menstruação não é recebida pelas mulheres como sendo a melhor e mais maravilhosa coisa do Mundo!!!
Não, não e não! Não é!
Mas já que querem tanto fazer publicidade a essas cenas, convenhamos que destoava um pouco no meio daquelas festas todas que fazem e mulheres com um sorriso de orelha a orelha, aparecer uma com a típica neura daqueles dias, com uma cara de besta capaz de esganar quem a irrite, com cara de quem até pode sentir umas dorzitas ou com cara de quem está desconfortável…
Há que dar um brilhosinho à coisa, pois definitivamente não era a melhor opção para fazer publicidade



De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 14:04
Evidentemente que não seria essa a hipótese ideal mas e se em vez de se fazer aquelas cenas à musical se levasse a coisa mais para o lado do conforto, da higiene. O produto seria muito mais bem publicitado e de uma forma menos apalhaçada.


De ツ Maria (SorrisoIncógnito) a 26 de Março de 2009 às 15:00
ora nem mais concordo ctg!
quando disse que destoava no meio uma pessoa que não fizesse aquelas figurinhas não era a minha intenção dizer que apoio aquelas figurinhas que se fazem... mas acredito que deveriam dar um brilhozinho à coisa mas por outras partes tal como disseste, ou a parte de ter mais conforto, higiene,etc...


De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 15:17
Sim, claro. Entendi-te e compreendi-te. :)


De propagandaearte a 26 de Março de 2009 às 14:38
Caro amigo, João:
Vamos por partes:
1) Esqueceu-se de mim? Só citou o Treze. Também sou homem (convicto!) e comento sempre que me acho competente para isso, alguns posts seus. Assim posso surtar e acabar por ter uma crise de identidade. E aos 53, mesmo turbinados, vc há de convir que não será boa coisa.
2) Quanto aos anúncios "voltados para menstruação", digamos assim, só posso lhe dizer uma coisa: não sei. Infelizmente não sei e concordo em gênero, número e grau com vc. É um saco assistir a anúncios assim, com mulheres tão, tão tão felizes e em "plena ação" em dias que todas, sem exceção, acham muito chatos. Afinal, eu até hoje não conheci nenhuma mulher que tenha telefonado ou dito diretamente a uma amiga: - Oi fulana!! Estou tão feliz!! Fiquei menstruada de novo!! Que bom!!
Estou na publicidade há trina e dois anos e ainda não consegui entender o motivo desses anúncios serem feitos assim. Da mesma maneira que anúncios de margarina (pelo menos aqui) normalmente mostram uma família feliz, numa casa ótima, tomando café da manhã juntinhos, todos sorridentes e há sempre um filho e uma filha.
Por que isso? Enche a paciência de qualquer um!
É uma mesmice só.
E o seu amigo aqui, mesmo com trinta e cacetada de profissão, não consegue entender isso.
3) O post está sensacional. Dei boas risadas.

Um abraço do amigo,
Marco.


De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 14:54
Marco, em primeiro lugar: mil desculpas pelo meu lapso. vou já alterar o texto.
Eu ainda agora vou começar na área do design gráfico e da publicidade, estou a tirar uma licenciatura em Design Gráfico mas mesmo assim continuo sem compreender o porquê desses anúncios serem assim. Mas, se um dia me pedirem para fazer um anúncio a pensos higiénicos não o farei assim.
Quanto à margarina, cá já foi assim mas agora liga-se mais ao coração e ao colesterol, em suma à saúde e aos benefícios que esta traz.
Já recebi o seu livro, ainda não o li porque com o curso ainda tenho outra carrada de livros para ler mas está em lista de espera e por alguma coisas que li (de relance) também me vai ser útil para algumas matérias do curso.
Mil desculpas Marco,
um abraço aqui do João.


De propagandaearte a 26 de Março de 2009 às 16:08
Ô, meu amigo João, não fique preocupado, não.
E nem precisa me pedir desculpas. Eu estava brincando com você. É claro que percebi que vc se esqueceu de me citar e é claro também que existem outros homens que lêem o HEMICICLO por ser um blog interessante. Fique tranquilo. :o)
Quanto ao meu livro, fico satisfeito por já tê-lo recebido e sei que quando tiver tempo dará uma lida nele e mais satisfeito ainda fico em saber que poderá lhe dar alguma ajudinha nos estudos. Muito bom isso.
Espero que seja bem sucedido nos cursos e que enverede pelos caminhos do design e da publicidade porque são profissões excelentes.
Um grande abraço do Marco.


De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 18:24
Espero conseguir isso Marco e conjugar com as Artes Plásticas, claro. :)
Abraço do Marco.


De propagandaearte a 26 de Março de 2009 às 20:08
Vai conseguir, João. Vai conseguir. Fico aqui, na torcida por você.
A propósito: o que faz em artes plásticas? Ilustração, pintura, escultura... Gostaria de ver alguns trabalhos seus. Manda pro meu e-mail?
Grande abraço do Marco.


De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 20:53
Um pouco de tudo, menos escultura. De momento estou "parado". Vou começar em breve com uma série de trabalhos para uma exposição que seria em Maio mas que tive que adiar para Novembro pela falta de tempo que tenho agora para pintar mas assim que começar ou, melhor, que ir terminando os trabalhos mando com certeza. O conceito é "jogar" com algumas das leis da comunicação visual, como a Teoria da Gestalt, com a ideia de o todo não ser a soma das partes, fazer "desconstruções" de imagens e alguma crítica social. Mas assim que tiver alguma coisa preparada, mando.
Que tenha agora em "stock" posso-lhe mandar uma fotografia de uma tela que fiz há uns anos, a primeira que pintei. Vou ver se encontro para enviar.


De propagandaearte a 26 de Março de 2009 às 22:44
Você vai mexer com uma coisa que vai dar o que falar. Pura bomba atômica. lol
Isso é muito bom. As pessoas vão ter que pensar mesmo e ponderar muito antes de emitir opiniões definitivas, fechadas. É uma proposta e tanto.
Já respondi ao seu e-mail. Fico no aguardo da sua resposta.

Grande abraço do Marco.


De João Cacelas a 27 de Março de 2009 às 11:16
Já li o seu mail e em breve respondo.
Abraço.


De umcasoisolado a 26 de Março de 2009 às 20:40
Pior que esse era aquele anuncio em que aparecia uma mulher de vermelho que estabelecia um dialogo fantastico do tipo: "Quem és tu?'"... "Eu? Sou a tua menstruação!"
Imagino quantas meninas ingenuas devem ter tentado falar para o penso higienico, sem qualquer resposta...coitadinhas...
Pronto, um comentario parvo de uma das leitoras do Hemiciclo, que afinal, são as maiores :D


De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 20:54
Se são minha cara! Se são! :)
Agora que me falas, já me estou a lembrar desse anúncio. Terrivelmente parvo, diga-se. :)


De Bruno Micael a 26 de Março de 2009 às 22:15
Olá,
Eu leio o teu blogue o que não tenho é tempo para comentar.
Podemos dizer uma coisa, somos poucos mas bons.
Boa noite.


De João Cacelas a 26 de Março de 2009 às 22:21
E é isso é que interessa. :)


De Lúcia a 26 de Março de 2009 às 23:58
Mais ridiculo era aquele anuncio em q aparecia uma mulher d vermelho q avisava qd vinha a menstruação. A menstruação é das piores coisas, eu pelo menos sofro imenso...
Secalhar esses anuncios sao para as meninas q acabaram de ter a menstruação pela 1ª vez, para desdramatizar a situação...penso eu de que...
Mas de resto são estúpidos sim...


De João Cacelas a 27 de Março de 2009 às 11:15
Por acaso também já houve aqui uma leitora a mencionar esse mesmo anúncio.
Digamos que se a intenção era desdramatizar a situação não resultou lá muito bem. :)


De Paula a 27 de Março de 2009 às 11:18
Eh pá, agora que falas nisso, é verdade. Fazem sempre os anúncios, como se a menstruação fosse uma grande festa e nós ficássemos todas contentes, por termos de andar de "fraldas" durante 4 ou 5 dias por mês. Eeeehhh...
Quanto à Nota 2: é claro que nós somos grandes! Nós lemos o teu blog e como tu dizes (e bem), quem lê este blog é sexy!
:)
Bjs!


De João Cacelas a 27 de Março de 2009 às 11:49
Claro que são. :)
Nunca pensei que um texto sobre menstruação reunisse tantos adeptos. :)


De Lúcia a 27 de Março de 2009 às 17:39
Quantos leitores masculinos disseste que tinhas? bem, definitivamente já sabes que este tema interessa a todos :)


De João Cacelas a 27 de Março de 2009 às 17:43
Que comentem aqui no blogue tenho 2. O resto é só ladies. :)


De Peixe Frito a 27 de Março de 2009 às 15:17
Olá olá! Olha que a tua musa anda inspirada nuns temas um pouco estranhos para um gajo comentar! looooool ;D Vá... eu deixo aqui o meu contributo como gaja: são extremamente irritantes os anúncios de higiene intima da mulher, e como é claro, é um tema um tanto ou quanto difícil de tratar, no que se trata a publicidade. Mas de facto, chegarem ao ponto de mandarem confetis e de aparecer uma mulher de vermelho que simboliza a mestruação... é de bradar aos céus.
Beijinhos :)
P.S.: As gajas gostam sempre de comentar :D Os gajos, é como dizes: miram, riem-se e piram-se sem dizer nada (tú és excepção prontos pá :D);


De João Cacelas a 27 de Março de 2009 às 15:38
Já sabes que aqui no estaminé não há nem assuntos de gajo nem de gaja. :)


De Peixe Frito a 27 de Março de 2009 às 15:41
E assim é que deve ser :D
Beijinhos.


De João Cacelas a 27 de Março de 2009 às 16:13
Para mim o sexismo é tão grave como o racismo.


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