Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007

Tunning

Uma coisa que me chateia assim um bocadinho é o Tunning, assim à primeira vista parece tipo uma concentração de Tunas (isso é outra coisa que também me faz “espécie”…), mas não é, aliás é pior do que isso, bem pior… Ora o tunning consiste em agarrar num carro perfeitamente normal e transformá-lo numa discoteca ambulante, assim cheia de luzes e autocolantes fluorescentes. Isto nem é o pior… (embora já seja suficientemente mau…), o pior são os gajos do tunning, comecemos pela escolha dos carros…estes rapazes compram sempre os mesmos carros para equipar: Cïtrôen Saxo Cup (amarelo), Fiat Punto Gt (amarelo) e Wolsfwagen Polo GTI (preto, não existe em amarelo…) e ainda o recente Seat Leon FR (este aqui já lhe poupa algum trabalho, porque já vem um bocadinho artilhado). E o que têm estes carros em comum? Ora, estão longe de serem grandes máquinas, isto é, são carros bons, para o dia-a-dia, mas para andar para ai a acelerar feito campeão do asfalto não são do melhor que há…e a escolha da “máquina” a equipar é o momento mais importante para o “tunninho” (gostam? Belo diminutivo!), é quase, ou se calhar até mais importante do que ser pai. Até porque gastam mais a equipar os carros do que gastaram com os filhos, quando estes estiverem na faculdade…sim, é verdade, a malta do tunning gasta fortunas a equipar os seus Saxos, Puntos e etc. É estúpido, não é? Gastam o suficiente para comprar um Porsche dos bons (um 911 Carrera, por exemplo) ou outras bombas (estas sim são bombas a sério, e eu nem gosto de carros…) e no entanto preferem comprar carritos. Enfim, não sei o porquê, mas gostava de saber, será pelas miúdas? Naaa!! Não me parece que um Saxo todo artilhado tenha mais pinta que um Porsche 911 Carrera prateado, é que não me parece mesmo… só me resta uma hipótese: masoquismo, puro e duro aliado com o gosto de perder dinheiro (mas sobre o masoquismo falarei no M). Sim porque por mais dinheiro que gastem no carro, os “tunninhos” nunca o recuperarão, caso vendam o carro…depois de escolhido o carro, vêm os apetrechos a colocar na viatura, aillerons, jantes de liga leve, manetas de mudanças foleiros como o caraças, luzes de néons todas foleiras, autocolantes horríveis e o indispensável subwoofer (acho que é assim que se escreve), um carro tunning sem um subwoofer instalado é como um homem que sofre de disfunção eréctil, não tem virilidade. O subwoofer, para quem não sabe, é o equipamento de som dos carros, a tal discoteca ambulante, depois há a ponteira de escape que mais parece de uma mota do que de um carro, assim para dar o toque final. Digam-me lá o que tem de bonito um carro que tem luzes por baixo, nos mijas-mijas, que tem um ailleron atrás e que por dentro mais parece a selva da Amazónia (sim, a selva, visto que há uma tendência para os tons em leopardo, lindooo…) e que está sempre a debitar musicas de Kisomba e do Tony Carreira a altos berros?! Este é outro factor que me intriga: o gosto musical (ou falta dele) dos “tunninhos”, gostam acima de tudo de Kisomba, gostam e mostram-no bem alto e de músicas ditas românticas tipo Tony Carreira e Toy, gostos algo discutíveis…

Relativamente à personalidade do gajo do tunning, este diz-se ser romântico. Romântico?! O que é que tem de romântico gostar de Pimba e de Tony Carreira?! Mas se tivermos em conta que o conceito de romantismo deles é o de oferecer um peluche às namoradas no Dia dos Namorados de um ursinho abraçado a um coração, onde diz “I Love You”. E que uma declaração de amor é: “Porra!! Pá!! Que és mesmo linda! Quero-te fazer um filho!”  Vê-se logo que nunca viram o Casablanca…outra coisa muito gira neta espécie é a indumentária, Os tunnings vestem-se à azeiteiro, que é como quem diz: calcinha toda fashion, cheia de remendos e estampados, por vezes à boca de sino, a camisola da Dolce & Gabanna, ou da Armani (compradas na feira…), também sempre com estampados muito bonitos…para completar o óculo de sol, sempre muito estiloso, daqueles da Arnette, que têm as lentes cheias de cores…para o tunninho, quanto mais brilho a sua roupa tiver melhor, daí os estampados serem normalmente prateados, a imitar jóias, e por falar em jóias…a cereja no topo do bolo: os brincos, não há nada de mal em usar brincos, o pior são os brincos que os tunnings usam. Brincos de tamanho XXL, feios como ó caraças e cheios de brilhantes. Concluindo…o visual dos tunnings é parecido com o do Cristiano Ronaldo, com a diferença que este anda de Bentley (para quem não sabe, um Bentley é um carro que custa, no mínimo, 350.000 Euros), as roupas é de marca verdadeira e os brincos são de diamantes a sério, no que diz respeito aos óculos de sol, o Ronaldo leva vantagem, já que tem óculos decentes…ah, e já me ia esquecendo, geralmente o pessoal do tunning tem sempre uma barba cheia de “style”, assim só com um risquinho ao de leve. Tipo a do Toy, mas com a barba toda.

Outra coisa que me chateia sou eu próprio, que às vezes sou meio parvo, ou parvo por inteiro...

Músicas, cantigas, melodias e seus semelhantes: Qualquer coisa que os tunninhos ouçam
Escrito por: João Cacelas às 16:13
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