Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

Seitas

Vamos falar um pouco de seitas, vamos? Confesso não ser um grande fã de seitas, sejam elas de cariz religioso, profano ou parvo, sejam partidos políticos, vendedores do Círculo de Leitores, claques de futebol ou o Jornal de Sexta da TVI. Não é nada pessoal, a sério que não, mas, por mais que tente, não consigo levar a sério tipos que consideram suicídios em massa como sendo actividades lúdicas e uma forma de purificar o espírito (o interessante é que o tipo que acha isso nunca se atira...). E acredito não ser o único a não conseguir levar os tipos das seitas a sério porque, na verdade, eles fazem muito pouco para serem levados a sério. A começar pelos nomes: Igreja dos Últimos Dias, Igreja Cristo é Show, Partido Nacional Renovador, Partido Socialista (estes usam o "socialista", mas deve ser por ironia), entre outras coisas, os Mórmones, etc, etc. Quem é que leva um tipo que se diz ser da Igreja Cristo é Show a sério? Ninguém, caramba! E do Partido Socialista? Esses então...
Se há um traço comum em relação a todas as seitas (além da parvoíce) são os seus intentos. Basicamente, toda e qualquer seita só quer fazer uma única coisa: purificar. Uns purificam o espírito e a alma; outros purificam a Terra, livrando-a do Mal; uns assassinam prostitutas, também para purificar a Terra; outros engravidam crianças para que nascam bébés purificados; o PS purifica os bolsos e carteiras dos contribuintes, esvaziando-os; uns atiram-se de ravinas para purificar as suas almas; outros cortam o pescoço a galinhas para se purificarem e/ou comerem uma Cabidela...em suma, há purificações para todos os gostos, embora nenhuma delas tenha real utilidade. Tipos das seitas, querem purificar coisas? Dediquem-se à agricultura biológica, já purificavam um pouco mais a Terra, não? Espalhem aquelas coisas que purificam o ar - da Ambipur - pelas ruas, para que as cidades tenham um ar mais puro, isso sim, é purificar e ser útil para a sociedade, não é lá essas coisas que vocês fazem. 
E quando eles vêm bater à porta? Se é verdade que é fácil vermo-nos livres de um vendedor do "Círculo de Leitores" ou da "Optimus Home", bastando para isso um simples "que maçada, logo agora que tenho que sair...", com a malta da religião a coisa já não é assim. Por trás daquele ar meio tótó, meio "carneiro mal morto" estão verdadeiros mestres da perseguição e quiçá, putativos serial killers (se Deus os mandar) e a partir do momento em que lhes abrimos a porta, já não há nada a fazer...
Ai quem me dera poder responder a um "sente Jesus no coração?" com um "ora deixa cá ver se o Nazareno me anda aqui pelo coração ou por qualquer orgão vizinho...ei lá, estou a sentir algo...ah, espera, afinal são gases..." sem ser brutalmente agredido por uma Bíblia (o que seria levar com a palavra do Senhor, literalmente), mas nunca se sabe o que está por detrás daquele ar meio choninhas...
Giro, giro era criar uma seita para acabar com as seitas todas. Isso é que era. 
Escrito por: João Cacelas às 10:20
Ligação directa | Comentar | favorito
|
28 comentários:
De Hugo a 4 de Agosto de 2009 às 11:36
Se for preciso um membro para essa seita, conta comigo. :)


De João Cacelas a 4 de Agosto de 2009 às 13:12
E ao fim ao cabo, vamos ter os mesmos intentos deles: purificar. ;)


De Manuel Silva a 4 de Agosto de 2009 às 20:13
Esses do PS então...cuidado com eles...


De João Cacelas a 4 de Agosto de 2009 às 20:32
Longe, caro Manuel. Longe.


De Nuno Aer a 4 de Agosto de 2009 às 22:21
Eu tenho um portão em casa, e quando vêm testemunhas de Jeová eu ponho-me a cerca de quatro metros de portão e eles do outro lado a falar... E eu divirto-me a fazer-lhes perguntas parvas e a dar-lhes uma seca do caraças, para no fim dizer que a Sentinela não vai ser lida.


De João Cacelas a 5 de Agosto de 2009 às 10:59
É uma abordagem...e mesmo assim eles continuam a ir aí?


De Nuno Aer a 6 de Agosto de 2009 às 12:11
Sim, porque são sempre pessoas diferentes que vêm... Presumo que eles não tenham uma espécie de "lista negra".


De João Cacelas a 6 de Agosto de 2009 às 15:04
Mas como já sabem que não estás interessado, podiam deixar de passar por aí.


De Ana Luisa Lopes a 5 de Agosto de 2009 às 12:43
sera que ja te perguntaste que essas pessoas fazem isso por alguma coisa? se calhar porque têm fé? eu ando no 3º ano de medicina com  uma rapariga que é testemunha de Jeová e por sinal uma das minhas melhores amigas. Para alem de estudar (que fiquem em acta, num curso nada facil) ela ainda tira tempo para as actividades religiosas dela. Eu acho isso admiravel e fico muito triste quando vejo que gozam com a dedicaçao deles. Nao querem ouvir td bem, mas eles nao tem "ar de choninhas" nem querem fazer rituais de canibalismo com as pessoas. Muitos deles abdicam de muita coisa por Deus, dedicam-se mesmo e sao pessoas muito cultas. ja notei ao ler o teu blog que apelas à evoluçao de mentalidades e acho que entao devias começar por eliminar alguns preconceitos que tens. Peço desculpa pela frontalidade. Continuarei a acompnhar o blog, porque gosto mt de te ler. Cumprimentos*


De João Cacelas a 5 de Agosto de 2009 às 13:05
Ora essa, desculpas de quê?
Antes de mais, tenho um amigo que é testemunha de Jeová e antes de escrever isto, enviei-lhe um mail a perguntar se ele se importava com isso e como reparaste no texto, não menciono os Jeovás, porque a esses não considero uma seita, mas sim uma religião. Já oos Mórmons nem por isso. Seitas para mim são: Os da IURD e restantes igrejas importadas do Brasil que vêm para Portugal com promessas de "pare de sofrer" e "venha sentir Jesus", chulando as pessoas e enriquecendo cada vez mais o seu líder; são aqueles tipos na América que viviam numa comunidade Amish e que se descobriu o ano passado que escolhiam crianças entre 10 a 12 anos para terem relações sexuais; são aqueles tipos "pseudo-satânicos" que matam os pais só porque acham que o Mundo vai acabar e assim poupam-lhes sofrimento; são aqueles palhaços que vão para montes matar cabras e galinhas e depois vão profanar cemitérios. Isso são seitas. E basicamente, é dessas seitas que escrevo. E dos políticos, claro está.
Ah, claro que sei que Medicina é difícil, sou parvo mas não tanto. ;)


De Ana Luisa Lopes a 5 de Agosto de 2009 às 13:20
Concordo plenamente. Sim, eu sei que es tudo menos parvo lol mas como falaste da Sentinela, pensei que tambem te referias as testemunhas de Jeová (sim eu tambem nao digo Jeovás porque é um termo bastante depreciativo e considerado desrespeitoso pelas testemunhas). Agora, sei que ha por muitas seitas que so querem é extorquir, tanto que muitos chamam a IURD de Igreja Universal de Roubo de Dinheiro. Mas como nao conheço, sinceramente nao vou estar a criticar so pelo que ouço dizer. Peço desculpa por alguma má interpretaçao do teu texto que tenha sido exposta no meu comentario anterior. :)


De João Cacelas a 5 de Agosto de 2009 às 13:45
Uma vez mais, não tens que pedir desculpas. Eu já sabia que me estava a pôr a jeito ao escrever sobre isto. Mas é interessante que haja discussão. :)


De Fátima Bento a 5 de Agosto de 2009 às 16:33
Ah, pois eu ao contrário da Ana luisa Lopes, conheço o suficiente para levar tudo a eito. Pois e até a religião que conheço melhor não é mesmo a das "Testemunhas de Jeová"?

Conheço mais, molhadas delas. Vou contar, pois vou, no meu blogue. Estou só a pesquisar uma coisa, e vou já para lá - mas primeir tenho de comer que estou quase a desmaiar de "estôgamo" vazio.

(era dispensável a menção à dificuldade do curso de medicina, não? aiaiai... mas o blogue é teu não é meu...)

B'jinhos,

Fátima


De João Cacelas a 5 de Agosto de 2009 às 17:16
Aguardo com ansiedade o post. :)
A menção foi só para "quebrar o gelo", just a joke. :)


De Ana Luisa Lopes a 5 de Agosto de 2009 às 19:55
Não. A mençao à dificuldade do curso foi para mostrar que apesar de a minha colega estar num curso dificil consegue consiliar tudo. Nao tinha o objectivo de me estar aqui a gabar. Tenho pena que isso nao tenha sido percebido.


De João Cacelas a 5 de Agosto de 2009 às 19:59
Cara Ana Luísa, penso que a Fátima se referia à minha menção. :)


De Ana Luisa Lopes a 5 de Agosto de 2009 às 20:05
Ah... oh entao peço desculpa a Fatima. Nao percebi isso porque já tu tinhas falado nisso e eu pensei "bem... deve estar a pensar que eu me vim para aqui gabar..." e nada disso, longe de mim! Pronto entao eu entendi mal...


De João Cacelas a 5 de Agosto de 2009 às 23:20
No problemo! :)


De Peixe Frito a 5 de Agosto de 2009 às 23:52
Olá! Miminho para ti na minha fritadeira!
Beijocas :)


De João Cacelas a 6 de Agosto de 2009 às 15:04
Ok, merci beaucoup. :)


De LuciaII a 6 de Agosto de 2009 às 15:02
Epa vim dar aqui com uma grande discussão...subscrevo o joão e mais ainda, para mim os Jeovás são das piores porque são os unicos que além de me chatearem moem-me a sério, acredito que existam pessoas muito boas la dentro mas infelizmente as que conheci são piores que merda seca ao sol...aliás a minha amiga fata xanta tem uma experiência mto boa para contar...mas isso é como tudo na vida em todo o lado há nodas...mas a minha aversão por jeovás prende-se com facto de me virem aborrecer constantemente a porta tendo que partir para a ignorância a fim de me largarem...pergunto eu porque raio me aborrecem e querem á força que eu tenha "a mesma" fé que eles??? querem ser de seitas?, reliogiosos com muita  fé? pois que sejam na boa k não me importo mas não sejam piores que lapas agarradas a rocha nem prejudiquem terceiros...penso não ter ferido ninguém é apenas uma opinião...


De Lucia II a 6 de Agosto de 2009 às 15:03
ignorem qualquer erro ortografico...


De João Cacelas a 6 de Agosto de 2009 às 15:06
Ok. :) 


De João Cacelas a 6 de Agosto de 2009 às 15:06
Exactamente. Estamos a falar de religião, fé, wathever e isso não é uma coisa palpável e cada pessoa  tem uma opinião distinta sobre o assunto. 


De cutelo a 7 de Agosto de 2009 às 14:57
Também não patrocino essas e outras seitas... Contudo o mundo tem descambado para uma tal incerteza que tem vindo a fragilizar as pessoas. As seitas aproveitam-se da situação para reinar. Mas, infelizmente, chegam a ser o único local que transmite alguma segurança aos seguidores. No fundo, essas e outras seitas acabam por desempenhar um papel social na reconstrução das solidariedades perdidas. É triste que os filhos abandonem os pais, as amizades sinceras e ligações de vizinhança e parentesco desapareçam e que as pessoas fiquem à mercê dessas e de outras explorações. O mundo está perigoso.


De João Cacelas a 7 de Agosto de 2009 às 16:19
Escolhem as "presas" mais fáceis da "manada" e atacam-nas...basta ter o sentido de oportunidade e a "lábia" certa e assim se angariam mais umas ovelhas (e dinheiro) para os seus rebanhos. 


De Gingerbread Girl a 10 de Agosto de 2009 às 12:03
Eu conheço jeovás... não fumam, não bebem, não riem... presumo que nem sequer fºdªam... :s
Não sei como se reproduzem... *thinks*

Um dei hei-de "inscrever-me" na IURD só para ver como é aquilo! =D

AH AH AH


De João Cacelas a 10 de Agosto de 2009 às 18:20
Acho que seria sem dúvidas uma experiência muito enriquecedora. ;)


Acha este texto mais ou menos aceitável? Então comente!

.Os oradores:

.Translator (para coisinhos de outros países e planetas)

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Caso queira pesquisar sobre coisas, assuntos ou temas:

 

.Intervenções mais velhotas, assim a cheirar a mofo:

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Intervenções recentes:

. O próximo talent show de ...

. Postgrama (post+telegrama...

. À conversa com Jesus (o J...

. Há precisamente um ano es...

. Passos Coelho é o novo pr...

. Dia mundial da Poesia com...

. As birras dos meninos na ...

. Antevisão do Marselha-Ben...

. As homenagens póstumas em...

. Mais uma bomba de Sócrate...

. Um "problema" chamado Már...

. A Playboy portuga e outra...

. Os sabores das batatas fr...

. Os verdadeiros motivos po...

. Viva

.tags

. todas as tags

.Cuscas e cuscos (ladies first)

Counters
Counters
Creative Commons License
O Hemiciclo by João Cacelas is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

.O meu e-mail, ou melhor emel. Caso queiram deixar alguma sugestão ou crítica, enviem para aqui:

joao_cacelas@hotmail.com

.subscrever feeds