Sexta-feira, 6 de Novembro de 2009

O regresso da Popota e a Face Oculta

Olá coisos, antes de começar com isto queria-vos falar da Fábrica de Letras, que é um blog extremamente coiso, onde vários bloggers se juntam para escrever sobre coisas. Têm dúvidas? Carreguem no link que a mim ninguém me paga para dar explicações.
Como em qualquer fábrica de Portugal, ninguém vos vai pagar nada pelo trabalho que fizerem, mas sempre é uma boa maneira de se darem a conhecer ao Mundo e ao Samouco. E eles nem são muito exigentes, tendo em conta que aqui o estarola recebeu um convite da Fábrica. Mas também não é para irem para lá escrever porcaria, não me deixem ficar mal.
Passando a coisas mais sérias...parece que a Popota está de regresso, não é? Logo agora que já tinha passado a febre eleitoral e que Portugal parecia estar a tornar-se num sítio menos desagradável para viver é que o simpático hipopótamo fêmea cor-de-rosa "choque", cheio de gloss se lembra de voltar para nos azucrinar o juízo...e com uma adaptação parva de uma música dos Buraka Som Sistema.
Francamente, não compreendo como é que alguém se foi lembrar de agarrar num hipopótamo, o animal que mais pessoas mata em África, que cheira mal, é agressivo, feio e um grande javardola e o espeta na campanha de Natal do Modelo, tornando-o amigo das criancinhas todas. Deve ter sido assim:
- "É pá, isto o que ficava giro era arranjarmos uma mascote para as nossas campanhas de Natal, um animal qualquer. Alguém tem sugestões?"
- " Um Koala? Um Panda? O Paulo Rangel? Olha que tem uma voz engraçada. Um Bambi? Uma Coruja?"
- "Não pá, isso é tudo muito batido. Tem que ser um bicho que marque as pessoas, como o Alberto João Jardim mas com mais dentes e inteligência..."
E assim nasceu a Popota. O cor-de-rosa foi só para lhe dar um ar fofo.
Deixemos as coisas sérias e passemos para o inesgotável campo da parvoíce para abordar o mais recente caso de corrupção em Portugal: o processo Face Oculta.
Nem é bem para falar do processo per se, mas sim para dizer a quem passa a vida a dizer que Portugal não presta e que fica nos últimos lugares de tudo o que é ranking, que experimente fazer um sobre políticos e administradores corruptos só para ver quem é que fica no topo...
Houvesse as Olimpíadas da Corrupção e Portugal seria um sério candidato ao ouro. Com Vale e Azevedo na maratona processual, Major Valentim Loureiro no lançamento do electrodoméstico, Fátima Felgueiras nos 100 metros com saco azul às costas e Isaltino Morais no salto ao fisco, não havia quem nos batesse.
E mais: querem uma mascote para este Natal? Contratem a figura central do processo Face Oculta - Manuel Godinho - que mete a Popota a um canto, assim muito bem arrumadinha.
Sim senhor, que não é cor-de-rosa mas enquanto a Popota se limita a dar bonecada, o Godinho oferece Mercedes SL-500, casas e dinheiro "vivo" à malta. Há quem o chame corrupto, eu cá acho que é um tipo muito generoso e um amigo do caraças.
Escrito por: João Cacelas às 18:50
Ligação directa | Comentar | favorito
|
15 comentários:
De A-lupa-de-alguem a 6 de Novembro de 2009 às 20:37
Depois de ler este post sobre a Popota , fiquei a reflectir... tanta informação que ninguém se lembrou. Sendo o hipopótamo esse bicho horrível como descreve, a popota do Modelo" ( do continente é a Leopoldina), nada tem a ver com os hipopótamos de África Digamos que é uma espécie única criada para animar, divertir, e fazer crianças sorrir...
P.S.
Hoje até coloquei uma popota no meu post


De João Cacelas a 6 de Novembro de 2009 às 21:07
Exactamente, tal como o Alberto João Jardim, que também diverte e faz rir toda a gente.
Nota: já corrigi a questão do Continente.
Nota 2: quanto ao hipopótamo, não estou a inventar nada que não se saiba.


De Maria a 6 de Novembro de 2009 às 21:00
Vi ontem o spot deste ano da Popota e fiquei como que estonteada... Anda tudo pelas horas da morte neste país, inclusive na criatividade!

A Face Oculta - que agora se desocultou porque o pessoal já estava a afundar-se no marasmo - em nada me surpreende: o que me surpreende é a inoperância deste país e da justiça face a esta verdadeira Camorra tuga de baixo nível, mas situada nos altos cargos - Governos e afins! Onde os espertos - e não os inteligentes - é que vingam na vida! Onde o nosso dinheiro vai parar às mãos de sucateiros (!) que o transformam em carros topo de gama em forma de luva!

Quando é que acordam do sonambulismo?...

À revolta, senhores... À revolta!

;)


De João Cacelas a 6 de Novembro de 2009 às 21:10

São criativos assim que me fazem pensar que até me poderei safar bem quando for para o mercado de trabalho. ;)
Quanto à Face Oculta, Portugal sempre foi dos chico-espertos. 
Vamos fazer uma revolução e depois tornamos a Popota na nossa nova República, hasteando a bandeira de Portugal de forma graciosa. Ou não.


De 13 a 7 de Novembro de 2009 às 14:09
Maria,
sabes bem como o 25 de Abrl se processou. Toda a gente sabe que este é um povo manso.
À revolta?
Quem, aqueles que dizem que sozinhos não dá e que nem coragem têm para enfrentar o colega ao lado quanto mais desafiar os superiores?


De Gingerbread Girl a 6 de Novembro de 2009 às 21:25
A Fábrica das Letras parece ser uma coisa a modos que extremamente fixe, pelo que eu já estou a escrever um conto relacionado com a temática "Preto e Branco", que é o tema deste mês... convenhamos que este tema é uma mau tema... muito insalubre e limitativo, mas a culpa não é da Fábrica, mas sim de quem votou nele... enfim.
Eu só sei que o tema é tão simples, que se torna extremamente difícil escrever algo sobre ele que não saia borrada, ou que caia no vulgar,pelo menos no meu caso.

Quanto à hipopótama... eu sinceramente, acho que há uma falta extrema de gente com criatividade neste país... até eu que não percebo nada do assunto, consigo arranjar assim em menos de 10 segundos, pelos menos 5 mascotes mais giras do que essa... mas também não é preciso muito, como se pode verificar.

Quanto à Face Oculta, o nome dessa operação parece saído de um livro do Stephen King, coitado, que é quase cego.

Anyways... bom fim-de-semana

*


De João Cacelas a 6 de Novembro de 2009 às 22:00
Se calhar nem vou escrever nada este mês para a fábrica.
A minha (pouca) criatividade é precisa noutras coisas, pelo que tenho estado ausente da blogosfera e além disso, o tema é muito batido e insonso. Já é quase um cliché ou um lugar-comum, pelo que não deverei escrever nada. 
Também faço fotografia, desenho, pintura, design gráfico, ilustração, mas não vou postar aqui nada do género, que o meu lado  de artista não é para aqui chamado, aqui sou só parvo.


De Manuel Silva a 7 de Novembro de 2009 às 12:32
Giro, giro era mesmo o Alberto João Jardim como mascote. :)
Quanto à Face Oculta, é mais um caso de podridão e chico-espertismo, tão típicos do nosso cantinho.


De João Cacelas a 7 de Novembro de 2009 às 14:53
Mais um caso em que todos se safam à grande e quem se lixa é a "raia miúda".


De 13 a 7 de Novembro de 2009 às 14:15
Aquilo da Popota Som Sistema não é verdade, pois não? Não pode! É mau de mais!
Não é que não haja criatividade, há é uma péssima criatividade de quem encomenda ou de quem dá luz verde às coisas, no caso, ao anúncio (que é falso, só pode...)

Quanto à Face Oculta, acho que se deveria chamar "Face, e então qual é a novidade?"
2 anos e tal para uma investigação destas. Dá logo para perceber o que as forças policiais têm que penar para conseguir alguma coisa neste cocó de sistema chamado democracia. E que no fim não leva ninguém, talvez o sucatas manhoso.
Tal como será o Bibi o único que tocou nos miudos.


De João Cacelas a 7 de Novembro de 2009 às 15:00
13,
sim senhor, quem encomenda o anúncio ou seja lá o que for não está educado para tal ou não tem criatividade, ou tem mau gosto, whatever...porque quem tem que ter criatividade e capacidade para transformar a ideia do cliente, para o "educar" e mostrar por a+b que faz mais sentido daquela maneira e não da outra é quem faz o anúncio ou projecto gráfico, ou seja lá o que for.
A Face Oculta é como mais um mega-processo: safam-se os ex-ministros e tubarões e apanha-se a raia miúda, a "sucata" toda.


De Ricardo Meireles a 9 de Novembro de 2009 às 13:56
É a primeira vez que comento neste blog, mas diga-se em dom da verdade que merece muitos mais comentarios. Passada a subtil graxa, é de mencionar que a popota é um caso usual num país de falta de criatividade, assim como aquela publicidade do boneco da TMN que me leva a meter agulhas debaixo das unhas dos pés. Quanto á face oculta, ainda bem que há casos deste pra encher paginas e encher alguns bolsos de magistrados e agentes da PSP. Continua João...


De João Cacelas a 9 de Novembro de 2009 às 19:38

Viva Ricardo, essa da TMN é outra que também me causa uma certa náusea, tal como a do Pingo Doce (aquela que um senhor idoso mostra que o seu cérebro está em forma, ao dizer 4 ou 5 vezes o seu nome), que me dá vontade de partir em busca dos criativos que fizeram aquilo com uma moca de Rio Maior ao ombro.
Obrigado pelo incentivo (não pela graxa subtil) e volta sempre.


De Hugo a 10 de Novembro de 2009 às 20:07
E não nos podemos esquecer do grande Avelino Ferreira Torres na biqueirada a coisas em geral. :)


De João Cacelas a 11 de Novembro de 2009 às 11:39
Outro grande corrupt...atleta. Outro grande atleta! :)


Acha este texto mais ou menos aceitável? Então comente!

.Os oradores:

.Translator (para coisinhos de outros países e planetas)

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Caso queira pesquisar sobre coisas, assuntos ou temas:

 

.Intervenções mais velhotas, assim a cheirar a mofo:

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Intervenções recentes:

. O próximo talent show de ...

. Postgrama (post+telegrama...

. À conversa com Jesus (o J...

. Há precisamente um ano es...

. Passos Coelho é o novo pr...

. Dia mundial da Poesia com...

. As birras dos meninos na ...

. Antevisão do Marselha-Ben...

. As homenagens póstumas em...

. Mais uma bomba de Sócrate...

. Um "problema" chamado Már...

. A Playboy portuga e outra...

. Os sabores das batatas fr...

. Os verdadeiros motivos po...

. Viva

.tags

. todas as tags

.Cuscas e cuscos (ladies first)

Counters
Counters
Creative Commons License
O Hemiciclo by João Cacelas is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

.O meu e-mail, ou melhor emel. Caso queiram deixar alguma sugestão ou crítica, enviem para aqui:

joao_cacelas@hotmail.com

.subscrever feeds