Terça-feira, 24 de Novembro de 2009

O futebol na Benfica TV

Não sei se o caro leitor já passou pela linda experiência que é assistir a um jogo (ou resumo) de futebol na Benfica TV, o canal do SLB. Se não, quem perde é você. E muito.
Mas, melhor é ver o mesmo jogo em directo numa RTP, SIC, TVI ou SporTv  e depois comparar o mesmo jogo na Benfica TV.  Eu já fiz este exercício várias vezes, sendo que a última foi no domingo passado no Benfica -V. de Guimarães, para a Taça de Portugal.  Vi o jogo em directo na TVI e depois vi o resumo na Benfica TV.
E é aqui, quando se pode comparar a transmissão entre um e outro canal que se vê que afinal o Benfica não criou a Benfica TV só para ter um órgão de comunicação social que lhe seja afecto, coisa inexistente até então - à excepção da Bola, do Record, do Correio da Manhã, etc. Nada disso, o Benfica queria mesmo investir num canal à séria, sem facciosismos nem nada que se lhe pareça.
Nesta altura, o leitor que conheça a Benfica TV deve-se estar a questionar onde é que esse investimento foi feito, que ainda não deu por ele. Se não deu por ele, é porque anda a dormir, caro leitor. O Benfica investiu (e muito) em tecnologia de ponta. Basta atentar na análise aos lances mais difíceis do Benfica-Vitória de Guimarães:
Na TVI, RTP e SIC vimos um jogo sem casos, em que o Vitória - que dispôs de uma ou duas oportunidades de golo flagrantes - soube controlar o Benfica, que apesar de ter atacado mais, fê-lo sempre de forma atabalhoada e desorganizada.
Já na Benfica TV, parece que o jogo foi completamente diferente: o Guimarães marcou um golo por acaso e teve sorte de não ter sido goleado. Note-se também que na Benfica TV há dois penalties por assinalar, todos a favor do SLB. 
É aqui que está todo o investimento do SLB: em câmaras de filmar ultra-potentes que vêem penalties, semana sim, semana sim, onde todos os outros canais não conseguem ver. Aquilo que para a comum das câmaras de filmar dos outros canais parece uma simulação grosseira do Weldon é na verdade, de acordo com as sofisticadas câmaras da Benfica TV, uma entrada dura do jogador vimaranense sobre o avançado encarnado, apenas perceptível graças à alta-tecnologia patente nas câmaras da Benfica TV.
Note-se que outra inovação que a Benfica TV nos trouxe foi a transmissão de jogos de futebol em directo, sem se transmitir o jogo propriamente dito porque não se tem os direitos de transmissão desse jogo! E sim, sou fã da palavra transmissão.
Ou seja, temos dois camafeus na redacção, que estão a ver o jogo pela televisão e o vão comentando, sempre com os olhos postos na tv, que está num plano bastante inclinado, o que confere momentos de rara beleza às "transmissões dos jogos" do Benfica, tal como belos torcicolos aos camafeus de serviço. Ou comentadores, para quem preferir insultar tudo o que seja comentador. Por vezes varia-se as caras dos camafeus com imagens dos jogadores encarnados em exercícios de aquecimento, com grandes planos do cabelo "à Richard Gere" do JJ ou ainda grandes planos dos decotes das adeptas "encarnadas".
E que discussão pós-jogo é que dois amigos que tenham acompanhado a transmissão na Benfica TV podem ter? É mais ou menos isto:
- Então pá, viste a bola na Benfica TV?
- A bola propriamente dita não vi man. Mas vi com cada par delas...c'um camandro. Havia uma morena que me deixou maluco, pá. Grande prateleira que ela tinha.
- Em que lance é que isso foi?
- Foi no lance que era penalti para o Benfica, pá! Até repetiram as imagens três ou quatro vezes, só para dissipar as dúvidas.
- Do penalti?
- Não man, para ver se eram naturais ou não, pá! Às vezes pareces mesmo do Sporting! Que era penalti toda a gente viu! Só os outros canais e as pessoas que não tenham visto a Benfica TV é que dizem que não, mas esses não interessam a ninguém. E viste aquele aquecimento do Nuno Gomes? O homem tem uma classe a rodar os pés que nem te conto. Agora já entendo porque é que o nosso Jesus o deixa no banco. A aquecer com aquela categoria em Portugal há poucos man...
Escrito por: João Cacelas às 15:04
Ligação directa | Comentar | favorito
|
25 comentários:
De 13 a 24 de Novembro de 2009 às 18:28
Essa do "o Guimarães marcou um golo por acaso e teve sorte de não ter sido goleado" a serem tuas foram uma cópia do que eles costumam dizer. Estou a exagerar, até hoje só vi um resumo (Braga-Benfica) e foi assim que apelidaram o jogo.

O que me envergonha é amigos meus dizerem que é normal por se tratar de um canal do clube. Claro que esperava mais tendência para o Benfas, mas estupidez obtusa é que não...


De João Cacelas a 24 de Novembro de 2009 às 18:48
Não disseram essas palavras de forma explícita, mas deram a entender, através de algumas tiradas durante o resumo.
É pá, que aquilo fosse imparcial já era de esperar, e é natural mas é como dizes, eles elevam a coisa a níveis de estupidez extraordinários, especialmente no que a arbitragem diz respeito.


De Gingerbread Girl a 24 de Novembro de 2009 às 18:36
Olha lá!!!
Tu  mudaste o tamanho da letra?!? Isto tá minúsculo!! Isto assim... só de manhã.. e com óculos!
Fogo!
É que tá mesmo pequenino.. ou então sou eu que estou a ficar velha... também há essa possibilidade. :s

*


De João Cacelas a 24 de Novembro de 2009 às 18:51
Mudei. Para corpo 11. 
Mas posso-te provar cientificamente que é perfeitamente legível assim. Este tipo de letra. Não outro qualquer.
Mas, só para ti, porque não te quero dar cabo da vista, aumento a letra um númerozinho. ;)


De João a 24 de Novembro de 2009 às 18:48
Nunca tinha reparado. Normalmente, as análises parecem-me imparciais e também nunca tinha reparado que os relatos em que filmeavam os comentadores eram apenas isso. Apenas pensei que eu tinha azar e só olhava para a televisão quando eles cortavam para alguma análise :)


De João Cacelas a 24 de Novembro de 2009 às 18:49
João, a ironia é uma coisa tão linda. :)


De Gaspar Costa a 24 de Novembro de 2009 às 20:18
infelizmente e como benfiquista ferrenho, tenho de lhe dar 100% de razão, o Benfica TV é uma vergonha na qualidade quase geral, foi criada para estupidificar, ainda mais, a massa adepta benfiquista, é uma arma de LFV que a sabe usar muito bem, nas ultimas eleições proibiu que a campanha se fizesse no canal, como se a campanha não fosse precisamente um acontecimento interno, claro que o beneficiado seria sempre LFV e ele sabe-a toda, está muito bem acompanhado, infelizmente por sportinguistas e portistas.

Saudações Benfiquistas

Gaspar Costa

http://atsiuqifnebres.blogspot.com (http://atsiuqifnebres.blogspot.com/)

 


De João Cacelas a 24 de Novembro de 2009 às 22:47
Eu não sou do Benfica mas todos sabemos que o Benfica é o maior clube de Portugal e a Benfica TV não o demonstra em nada, muito pelo contrário e aquele par de jarras que comenta os jogos é a estupidez total.


Saudações


De Hugo a 25 de Novembro de 2009 às 13:00
Infelizmente nunca tive a sorte de ver a Benfica TV mas, já me tinham chegado aos ouvidos maravilhas sobre o espectacular par de comentadores dos jogos do Benfica. :)


De João Cacelas a 25 de Novembro de 2009 às 18:31
Hugo, só vendo é que se tem noção da coisa. ;)


De Indíviduo que deseja colocar um comentário, mas que como é envergonhado e tímido, prefere manter assim o anonimato... a 25 de Novembro de 2009 às 16:41
Nao és do Benfica!? Mas olha que parece! Falas tanto do Benfica que pensei que tinhas mudado de clube!!!!
Beijinho C.Fernandes


De João Cacelas a 25 de Novembro de 2009 às 18:32
Tenho que referir que o texto não é sobre o Benfica, mas sim sobre a Benfica TV. ;)


Beijinho


De Indíviduo que deseja colocar um comentário, mas que como é envergonhado e tímido, prefere manter assim o anonimato... a 25 de Novembro de 2009 às 19:12
Mas até já vês jogos do Benfica ?


De João Cacelas a 26 de Novembro de 2009 às 13:19
Sempre vi. 
Como tipo que gosta de futebol, vejo os jogos que posso, independentemente de ser o Benfica, o Porto ou o Alverca. :)


De Ricardo Meireles a 26 de Novembro de 2009 às 10:10
Devo acrescentar que os comentadores tiram formação na Benfas School daí a adquirirem tremenda imparcialidade como os comentadores da TVI. Mas devo louvar a capacidade que tens pra perder minutos da tua preciosa vida a assistir aquele "canal", eu acho k tinha mt mais sucesso se transmitisse as imagens das camaras dos tuneis de acesso aos balneários, onde diria 1 comentador - incrivel e agora Rui Costa puxa da fusca e intimida Rui Salvador:)


De João Cacelas a 26 de Novembro de 2009 às 13:21
É pá, para achincalhar uma coisa como deve ser, um tipo tem que se sujeitar a isso, em nome dos leitores do estaminé. :)
Isto sim, é serviço público.
:)


De Manuel Silva a 26 de Novembro de 2009 às 12:24
É só para acrescentar que o tipo que faz os relatos da Benfica TV está para o comentário desportivo como a Moura Guedes está para o jornalismo...


De João Cacelas a 26 de Novembro de 2009 às 13:21
Manuel,
bela comparação... :)


De Nuno Aer a 27 de Novembro de 2009 às 22:09
Eu e o futebol temos uma relação mútua de profundo ódio, por isso é assunto que eu não posso comentar!


De João Cacelas a 28 de Novembro de 2009 às 14:59
Parece-me justo. :)


De i.have.a.dream a 4 de Dezembro de 2009 às 02:34
Boas, Até acho o teu blog interessante, e vou comentar o post que menos gostei...Paixões futebolísticas ficam mal, mas mais mal ficam quando o criticas dessa maneira, pois o canal é deles e mais nada o tens a comentar sobre imparcialidades, se fosse FutebolTV tudo bem mas é Benfica...Vamos lá ver quando sair o do Sporting para ver se és Imparcial, e ai espero um Post teu.. Quem desdenha quer comprar..


De João Cacelas a 4 de Dezembro de 2009 às 09:19
Boas, caso tenhas reparado se houve algum clube que achincalhei foi o Sporting...ora lê lá bem, a parte da "prateleira", a ver se entendes...
E não estou a falar do Benfica mas sim da Benfica TV e qualquer pessoa que tenha noção  mínima do código deontológico do jornalismo percebe que aquilo que ali se faz é mau.
É curioso que a maior parte dos meus leitores são do Benfica e souberam discernir as coisas...porque tens toda a razão quanto à imparcialidade, mas há uma grande diferença entre imparcialidade e estupidez e a questão é que na maior parte dos jogos na Benfica TV vês somente estupidez.
O meu clube é o FUTEBOL e se há quem despreze paixões futebolísticas sou eu...podes vasculhar pelo blogue para ver textos do Sporting, e pouco elogiosos.
Não tenho nada contra o Benfica, estão a fazer um óptimo campeonato e mereciam estar em 1.º, mas a Benfica TV, mais do imparcial, é estúpida.
Nota: acho bem que comentes o que não gostas, que não temos que estar todos em concordância e podes crer que se o Sporting ou o Porto lançarem um canal de tv e se for tão estúpido quanto a Benfica TV saíram posts sobre o assunto, não te preocupes. ;)
Nota 2: Onde é que foste buscar que eu era sportinguista? De entre tantos clubes no mundo, logo aquele que não tem chama nenhuma? Que se arrasta pelo campo. Ontem até tive que mudar de canal que até dá dó ver o SCP a jogar.


De João Cacelas a 4 de Dezembro de 2009 às 20:18
Aonde se lê saíram devia ser sairão. 


De i.have.a.dream a 5 de Dezembro de 2009 às 02:54
Boas, eu n afirmei seres sportinguista, até porque vi logo que eras benfiquista, adiante, o barça tv e o real tv tambem são assim... :) e não acho que devas generalizar pois no canal não passa só futebol, e não sõa os mesmo comentadores..
 Obrigado pela resposta:)


De João Cacelas a 5 de Dezembro de 2009 às 15:16
Sem problemas, tenho conhecimento do fanatismo dos espanhóis, inclusive nos jornais lá do sítio, mas como vivemos em Portugal exemplifiquei com o nosso caso. 
Sim, não passa só futebol (até há dias vi uma espécie de quem quer ser milionário, que até era engraçado), mas neste texto em concreto eu abordei a questão do futebol (talvez pelo título se pense ser generalizado, mas isso vou mudar).
Não tens nada que agradecer e sempre que algo não te agrade, tens todo o direito a dizê-lo. :)


Acha este texto mais ou menos aceitável? Então comente!

.Os oradores:

.Translator (para coisinhos de outros países e planetas)

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Caso queira pesquisar sobre coisas, assuntos ou temas:

 

.Intervenções mais velhotas, assim a cheirar a mofo:

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Intervenções recentes:

. O próximo talent show de ...

. Postgrama (post+telegrama...

. À conversa com Jesus (o J...

. Há precisamente um ano es...

. Passos Coelho é o novo pr...

. Dia mundial da Poesia com...

. As birras dos meninos na ...

. Antevisão do Marselha-Ben...

. As homenagens póstumas em...

. Mais uma bomba de Sócrate...

. Um "problema" chamado Már...

. A Playboy portuga e outra...

. Os sabores das batatas fr...

. Os verdadeiros motivos po...

. Viva

.tags

. todas as tags

.Cuscas e cuscos (ladies first)

Counters
Counters
Creative Commons License
O Hemiciclo by João Cacelas is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

.O meu e-mail, ou melhor emel. Caso queiram deixar alguma sugestão ou crítica, enviem para aqui:

joao_cacelas@hotmail.com

.subscrever feeds