Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

Os sabores das batatas fritas ou uma espécie de analogia parva sobre a artificialidade vigente na sociedade contemporânea

Olá. Apesar de ser um jovem para a vida, ainda sou do tempo em que havia apenas um ou dois sabores de batata frita: as normais (com sal) que eram lisas ou onduladas e as com sabor a presunto e a verdade é que estes dois sabores chegavam muito bem.
Após o "boom" das águas com sabores, assistimos agora ao "kaboom" dos sabores de batata frita.
Temos desde coisas relativamente simples, mas ainda assim parvas, como o sabor a tosta mista (ora, para isso compro pão que me sai mais barato...), com sabor a ketchup, barbecue, tomate, salsa...a coisas mais parvas como frango assado no forno, cebola caramelizada com não sei o quê até àquele que eu considero o expoente máximo da parvoíce no que a sabores de batata frita diz respeito: o sabor a lima. Batas fritas com sabor a lima? E no meio disto tudo, só apetece perguntar: então e as batatas fritas com sabor a batata, pá?
O que se seguirá a seguir? Batata frita com sabor a chanfana? A bacalhau? Batatas com sabores conceptuais, como a alma, a tristeza ou a alegria?  Pelo andar da coisa, daqui a uns anos acontecerá isto:
- Bom dia, queria um pacote de batatas fritas...
- Bom dia, e qual dos 7500 sabores vai desejar? Os que têm tido mais saída são o sabor a melancia...o éter também vende muito benzinho...a batata frita com sabor  a metanfetamina também tem muita saída, mas é mais à noite...e temos agora um sabor novo, que é uma invenção completamente ousada!
- Ai sim? E que sabor é esse?
- São batatas fritas com sabor a batata! O que estes homens inventam!
É pá, quanto a vocês eu não sei, mas eu não quero educar os meus filhos num mundo onde não haja batatas fritas com sabor a batata...
E reparem que esta artificialidade da comida, a que uns chicos-espertos tomaram a liberdade de chamar "gourmet", não se cinge apenas ao universo da batata frita. Ainda há dias vi uma coisa genial: mozarela de soja.
Ora, sabendo eu que a mozarela é proveniente do leite de búfala e que a soja é um vegetal, como é que isto se processa? As búfalas agora também dão soja? Ou é a soja que agora também dá leite de búfala?
Não deixa de ser curioso que um produto que é direccionado para vegetarianos, seja do mais artificial que há. Aliás, praticamente tudo o que é comida para vegetarianos é mais artificial que os seus correspondentes "originais", ou seja, que não tenham soja (excepto os vegetais, claro).
É claro que mais de metade dos vegetarianos também o são apenas por uma questão de moda...
Enfim, mas quem diz mozarela de soja podia dizer chouriço de soja, leite de soja, enfim...há tudo e mais alguma coisa de soja.
Outra coisa gira que vi há dias é uma espécie de natas, mas que não são bem natas. No entanto, é garantido que sabe a natas (é o que diz no pacote). Ora, excluindo os alérgicos à lactose, que não são assim tantos (e os so called vegetarianos), quem é que vai comprar uma coisa que não é natas, mas que sabe a natas e que custa o dobro do preço?
E se isto se alastra a todos os produtos alimentares? Qualquer dia estamos a comer um bacalhau com natas que não leva natas, nem batatas e muito menos bacalhau, mas no entanto sabe a bacalhau com natas. Mas com a breca, isto deixa de ser bacalhau com natas, camandro! Quem degusta algo com prazer não se fica pelo sabor, há o aroma, a textura, as cores...e não me parece que com batata frita com sabor a lima ou com mozarela de búfala e com um bacalhau com natas que na verdade não é bem bacalhau com natas, visto que não leva nenhum dos ingredientes existentes na receita, mas que no entanto sabe a bacalhau com natas se possa desfrutar do que se come. Sei que é confuso e vou parar por aqui (até porque a missa já vai mais longa que o desejável).
Dizem que o que comemos se reflecte em nós próprios. É certo que sim, mas penso que vai ainda mais longe: reflecte-se também no "estado de saúde" da nossa sociedade que tal como a comida, é cada vez mais artificial e só não apodrece porque está carregadinha de "conservantes" e outras coisas que tais que lá vão disfarçando (ou adiando) o "fedor" e a "podridão".

 

Músicas, cantigas, melodias e seus semelhantes: Chiclete, Táxi
Escrito por: João Cacelas às 09:10
Ligação directa | Comentar | favorito
|
13 comentários:
De Gita a 26 de Janeiro de 2010 às 10:22
Eu tenho esperança que chegará uma altura em que voltaremos ao produto standard. É como o aloé. Recordo-me de tempos em que havia tudo e o resto com aloé desde champôs a iogurtes. Estavas mal da cabeça, fazias um chá de aloé. Tinhas caspa, fazias uma pasta de aloé. Doíam os joanetes, pois que o aloé também resolvia. O Benfica perdia os jogos? Se calhar não andavam a usar aloé. Entretanto a moda passou.
Resta esperar que esta também passe.

Um bem haja.


De João Cacelas a 26 de Janeiro de 2010 às 12:55
Não quero ser pessimista, mas parece-me que isto vai durar por muito tempo.
Cá para mim, os gajos que fazem as batatas fritas estão-se a preparar para tomar de assalto a Humanidade, eliminando todos os outros alimentos e obrigando a raça humana a alimentar-se exclusivamente de batatas fritas e por esse motivo estão a inventar todos estes sabores a puxar para o estranho.
Ou então, é como tu dizes. :)


De Ricardo Meireles a 26 de Janeiro de 2010 às 14:21
Caro João,
devo relembra-lo da verdadeira essência da batata: a PALA PALA, da qual se esqueceu carinhosamente de mencionarJ isso sim são batatas que vá-se lá saber porque, sabem a batatas… Mas acho que as batatas fritas ainda não chegaram ao cumulo, como uma gelataria do Algarve, de inventar gelados com sabor a presunto, feijoada e melhor sandes de coirato…
Saudações. keep it real


De João Cacelas a 26 de Janeiro de 2010 às 19:04
Ora essa, as lendárias Pala-Pala. Incluí-as no segmento das batatas normais, logo no início do texto. :)
Esse tipo dos gelados é só um, agora as batatas é geral. Enquanto a Olá não vender gelado de feijoada de chocos, sinto-me seguro. :)


De Margot a 26 de Janeiro de 2010 às 15:16
Já para não falar que também já fazem iogurtes de sabores de tudo e mais alguma coisa.
Eu odeio tudo isso: as águas, as batatas, os gelados... Se todos odiarmos e ninguém comprar, eles deixam de fazer!
Vamos fazer uma petição! lol


De João Cacelas a 26 de Janeiro de 2010 às 19:05
Se fosse assim tão simples. :)
A questão é que nós não precisamos deste tip0 de produtos para nada, mas os marketeers tratam de fazer com que nós os consumamos.


De Hugo a 26 de Janeiro de 2010 às 22:29
São modas, esperemos é que passem. 


De João Cacelas a 27 de Janeiro de 2010 às 12:05
I don't think so... :)


De Lua a 27 de Janeiro de 2010 às 11:24
Agora que falas nisso... acho que as batatas estão mesmo a ganhar terreno pelo mundo!!! eu vivo aqui no reino da dinamarca e a 10 kms da alemanha e costumo ir á alemanha ao supermercado e nem imaginas a quantidade de sabores!!! tem sabor a camarão tigre com thai chili, amendoim, varios tipos de queijo, como feta ou cheddar ou mm 4 queijos c cebola roxa, camarão e queijo, maça, vinagre balsamico e sal do mar (sea salt), carne assada, kebab, sabor a mayonese, algas e wasabi, caranguejo, etc. provei uma vez umas de carangueijo e pimentão e quando abri o saco cheirava a comida de peixe, depois quando provei uma... o gosto é impossivel de definir mas o meu paladar paralisou é a coisa mais inacreditavelmente péssima que já provei, imaginem uma latinha de comida de peixe que foi sujeita a elevadas temperaturas e o plastico se fundiu com a comidinha! acho que a comida de cão aquecida no micro ondas deve ser bem melhor! Eu nem me tento a provar mais nenhum sabor. só gosto mm é das simples e lisas (aí que saudades das pala-pala que eu comprava no pingo doce!) Pois aqui não há dessas tradicionais, é pegar na faquinha e descasca-las e corta-las ... Além disto ainda existem as congeladas, com formatos de smiles e de ursos felizes e de gomos e de panquecas, mas essas só vão bem é com mayonese helmann's (passo a publicidade) que só consigo arranjar num unico supermercado, senão sabem a pós sintecticos comprensados, na realidade é que nem sequer são batatas, nem sequer sabemos bem de que são feitas, a não ser que trabalhem numa fabrica de chips mas eles devem ter um código de etica em que são obrigados ao sigilo profissional. Eu acho é que isto tudo faz parte dum plano maquiavelico para os politicos controlarem a humanidade.... A ascensão do sistema e da sociedade ao poder total dos politicos? ou será que estamos a ser utilizados para experimentos médicos? Será que a gripe A foi lançada pelas farmaceuticas através das batatas fritas com sabor? hummm, isto começa a cheirar a a esturro.... ou a fritos ;) ou será que estou a ficar louca aqui na dinamarca pq ninguem fala portugues e porque não há sol e pq não tenho mais nada para fazer (além de pintar, mas ando sem inspiração) e começo a inventar conspirações, será que estou a ficar louca?!?!?!


De João Cacelas a 27 de Janeiro de 2010 às 12:04
Aqui entre nós que ninguém nos lê...acho que é mesmo um plano conjunto entre classe política e indústria da batata frita para dominar o mundo. :D
Quanto à Gripe A...conspirações não sei se houve, mas pressões...um bocadinho.
Não creio que estejas a ficar louca, embora o clima aí não deva ser do melhor, é um dos países que quero visitar e talvez viver. Gosto dos países nórdicos.
Quanto à inspiração, sei o que isso é (andei dois anos nas Belas Artes do Porto, mas depois desisti...pintura como modo de vida não era para mim, agora dedico-me mais ao design gráfico)...mas posso-te dizer, recorrendo a um velho chavão: se o Maomé não vai à montanha, vai a montanha ao Maomé. ;)


De Lua a 27 de Janeiro de 2010 às 16:19
Obrigada pela dica! mas eu não faço da pintura a minha vida, mas nunca se sabe!!!
estou a aprender danish, mas é mt mais complicado do que parece (eu sei que já parece complicado, mas é pior)e entende-los que é dificil. quero tirar um curso de design a 3D mas tenho de aprender danish!!!! e entretanto, já que ninguem nos está a ler, , a minha situação da falta de criativadade ou inspiração (eu tb trabalho em arame) é pq eu estou metida numa daquelas situações que normalmente só acontecem aos outros, ou como diria a minha avó, que não lembra ao diabo... também se aplica a frase (não me lembro de quem) que o mal vem sempre em series de 3 e depois do 3 começa-se a contar do 1 outra vez! é uma história de fazer chorar as pedras da calçada!!! E por isso não tenho mt tempo para produzir ;)


De João Cacelas a 28 de Janeiro de 2010 às 12:46
A única coisa que posso desejar é que isso melhore.
E o dinamarquês já parece mesmo difícil. :)


De Lua a 28 de Janeiro de 2010 às 14:52
hihi!obrigada João!
Claro que melhora! Eu nos dias mais positivos até lhe chamo complexa serie de circunstancias;)~
Eu vivo no paraiso!!!! Logo que possas visita pq isto é mesmo maravilhoso, as pessoas completamente pacificas, todas, é um lugar de paz. Não deve haver sitio melhor para viver! Talvez seja caracteristica dos paises monarquicos!!!


Acha este texto mais ou menos aceitável? Então comente!

.Os oradores:

.Translator (para coisinhos de outros países e planetas)

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Caso queira pesquisar sobre coisas, assuntos ou temas:

 

.Intervenções mais velhotas, assim a cheirar a mofo:

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Intervenções recentes:

. O próximo talent show de ...

. Postgrama (post+telegrama...

. À conversa com Jesus (o J...

. Há precisamente um ano es...

. Passos Coelho é o novo pr...

. Dia mundial da Poesia com...

. As birras dos meninos na ...

. Antevisão do Marselha-Ben...

. As homenagens póstumas em...

. Mais uma bomba de Sócrate...

. Um "problema" chamado Már...

. A Playboy portuga e outra...

. Os sabores das batatas fr...

. Os verdadeiros motivos po...

. Viva

.tags

. todas as tags

.Cuscas e cuscos (ladies first)

Counters
Counters
Creative Commons License
O Hemiciclo by João Cacelas is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

.O meu e-mail, ou melhor emel. Caso queiram deixar alguma sugestão ou crítica, enviem para aqui:

joao_cacelas@hotmail.com

.subscrever feeds