Terça-feira, 13 de Maio de 2008

Apito Dourado

Eu até sou um tipo que gosta de factos, assuntos, temas e coisas. E como tal, ontem resolvi visionar um pouco do programa "Prós e Contras", da RêTêPê Um, que como todos nós sabemos está incluído na categoria das "coisas", das "coisas/barracadas" para ser mais concreto. Acho que há mais gritaria durante as cerca de 2h30m daquele programa do que num casamento cigano durante 3 dias. Ontem o tema era o "Apito Dourado". Confesso que assim que ouvi qual era o tema pensei: "hmmm...vem aí coisa e da grossa" - se é que me entendem.

E o que é certo é que houve mesmo coisa, e da grossa.

Para começar, a voz do Major Valentim Loureiro. Não sei o que seria mais agradável de ouvir num pôr-do-sol, em clima de romance com a pessoa que amamos: se o último cd dos Korn, se o Major Valentim Loureiro a praguejar, que é como ele fala. Ou melhor, as pessoas normais falam, os Majores Valentins Loureiros praguejam. Mas também, como é espécie protegida e só há um no Mundo, deixem-no praguejar à vontade e dêem-lhe assim de vez em quando um pacotinho de cacauetes para ele se entreter a mastigar que ele gosta. Mas em relação ao pôr-do-sol e ao que seria mais agradável/romântico ouvir, entre Korn e Major, a resposta é: NENHUM DOS DOIS. Mas se me dessem a escolher (como quem diz, se me apontassem uma arma à cabeça) escolhia os Korn. Ah, não, espera lá que quem faz coisas desse calibre e  ameaça pessoas é o Major, pronto vá, escolhia, perdão, escolho! Escolho o grande Major! Viva o Major e à sua terna e doce e muito, muito meiguinha maneira de falar!!

A outra parte gira foi quando se falou do estado em que o futebol português se encontra actualmente. Parece que dizem que é corrupto, o sacana. Imagine-se! Corrupto! O futebol português corrupto! Ah! Que essa é boa! Quem é que foi o sacana que teve a ousadia de afirmar tal coisa?! Como é que se pode dizer que o futebol português é corrupto?! Isso é falso!! Porque corrupção e futebol português são sinónimos, são uma e a mesma coisa. O futebol e a corrupção já andam juntos desde o Liceu, casaram-se e já fizeram as bodas de diamante. É um relacionamento longo, desde os tempos do Regime, quando o SLB era fortemente favorecido por Salazar, portanto não me venham dizer que o futebol português só agora está corrupto e podre. Ele já nasceu foi corrupto. E não só em Portugal, mas como em todo o Mundo. A Espanha só ganhou o Europeu de 58 porque o General Franco teve uma "conversinha" com o árbitro antes da final da prova. O Real Madrid das décadas de 50 e 60 pode ter sido um grande clube, mas não foram só Pusckas e Di Stefano que contríbuiram para isso, o maior obreiro desses feitos foi o General Franco. Em Itália recentemente viu-se o que viu, com a Juventus a descer de divisão.

Resumindo e concluíndo: não é apenas o futebol português que está podre, que é corrupto. É todo o futebol mundial e já não é de agora, mas sim de muitas e muitas décadas de podridão.... a começar no presidente da FIFA, Sep Blatter que é do pior que há. O Pinto da Costa ao pé deste senhor é um menino de coro, acreditem.

Para terminar, até porque já me alonguei demasiado, queria acrescentar que a sentença do "Apito Dourado" não "faz história" nenhuma, como ontem afirmou a apresentadora do "Prós e Contras", por vários motivos, que passo a enunciar: em 1º lugar, de certeza que já não é a 1ª vez que o Boavista vai descer de divisão; equipas com pontos subtraídos, já houve em Itália há 2 anos; dirigentes suspensos e que têm que pagar multas é o prato do dia. Se quisessem ter feito história era terem posto todos os arguidos condenados, virados para a parede, num cantinho dos estádios dos respectivos clubes e obrigá-los a dizer um milhão de vezes "prometo que nunca mais sou corrupto, nem ofereço meninas aos senhores árbitros".

Aí sim, tinha-se feito história. E da grande.

Escrito por: João Cacelas às 09:42
Ligação directa | Comentar | favorito
|
2 comentários:
De estupefacto a 13 de Maio de 2008 às 13:55
Tu és mesmo muito inteligente, perspicaz e denotas uma cultura geral muito acima da média. Muitos parabéns! Muitos mesmos. Até suspeito se a data de nasimento que aqui postaste será real. E tens um sentido de humor fenomenal. Não abuses dele porque a humildade é fundamental. Mas vir aqui e ler os teus blogs é meio caminho para nos "cultivarmos" com um prazer enorme. Continua...


De João Cacelas a 13 de Maio de 2008 às 16:22
Em primeiro lugar, obrigado! Por gostar aqui deste antro da parvoíce e por achar que eu sou tudo isso. É sempre bom para o ego ouvir/ler elogios desse calibre.
Em relação à humildade, claro que tem razão e acho que disso também tenho.
A data de nascimento é essa. Se eu tivesse nascido no Quénia ou no Zimbabué ou noutro qualquer país africano é que se poderia desconfiar, visto que eles lá só são registados passados uns anitos, mas como nasci em Portugal e visto que ainda não estamos ao nível da África (temos que trabalhar muito se queremos lá chegar), a data é essa.
Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre que eu cá estarei.


Acha este texto mais ou menos aceitável? Então comente!

.Os oradores:

.Translator (para coisinhos de outros países e planetas)

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Caso queira pesquisar sobre coisas, assuntos ou temas:

 

.Intervenções mais velhotas, assim a cheirar a mofo:

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Intervenções recentes:

. O próximo talent show de ...

. Postgrama (post+telegrama...

. À conversa com Jesus (o J...

. Há precisamente um ano es...

. Passos Coelho é o novo pr...

. Dia mundial da Poesia com...

. As birras dos meninos na ...

. Antevisão do Marselha-Ben...

. As homenagens póstumas em...

. Mais uma bomba de Sócrate...

. Um "problema" chamado Már...

. A Playboy portuga e outra...

. Os sabores das batatas fr...

. Os verdadeiros motivos po...

. Viva

.tags

. todas as tags

.Cuscas e cuscos (ladies first)

Counters
Counters
Creative Commons License
O Hemiciclo by João Cacelas is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

.O meu e-mail, ou melhor emel. Caso queiram deixar alguma sugestão ou crítica, enviem para aqui:

joao_cacelas@hotmail.com

.subscrever feeds